quinta-feira, 18 de Abril de 2024  03:41
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Peixe

Sopa de Peixe

Junta-se todos os ingredientes menos o peixe e põe-se a cozer com água.

Coze-se o peixe e quando estiver ...
» ver mais receitas


EVENTOS


EXPOSIÇÕES

imprimir resumo

Caricaturas

Caricaturas


de 3 a 25 de Setembro/ ano 2011

Galeria dos Paços do Concelho


Promovida pelo Município de Aveiro e a Embaixada da República da Sérvia, a mostra integra as melhores caricaturas sérvias apresentadas no 41.º Concurso “Prémio Pierre” em 2008 lançado pelo jornal diário sérvio “Ve?ernje
Novosti” em 1967, com base na ideia de Dragan Savi?, pintor e caricaturista. Actualmente, este concurso é o mais antigo e um dos mais prestigiados concursos de caricatura de toda a região dos Balcãs.
As caricaturas expostas testemunham a vida quotidiana dos cidadãos da Sérvia e abordam temas políticos, como a entrada da Sérvia na União Europeia. São lúcidas e criativas, tornando-se parte das memórias da população da Sérvia, enquanto o seu humor age como um medicamento benéfico.

Na segunda metade do séc.XX, Pjer Krizanic, uma das figuras mais importantes (o prémio anual sérvio de caricatura tomou o seu nome) fundou o jornal “Osisani jez” e colaborou no diário “Politica”, onde adquiriu notoriedade como caricaturista.

Muitos dos caricaturistas sérvios continuam a ganhar regularmente prestigiantes prémios internacionais, entre os quais o World Press Cartoon, atribuído anualmente em Sintra. Toso Boskovic foi galardoado duas vezes nos últimos anos (2007 e 2009).

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 14.00 às 18.00 horas e aos sábados e domingos das 15.00 às 19.00 horas.
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®