EXPOSIÇÕES

Exposição de Pintura “Traços espontâneos da mão Humana”
Exposição de Pintura “Traços espontâneos da mão Humana”
de 10 a 25 de Novembro

Galeria dos Paços do Concelho


Horário: de Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas

Promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e pelo Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Infante D. Pedro V, a Exposição dos trabalhos realizados nas actividades de Terapia Ocupacional do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital “Traços espontâneos da mão humana, poderá ser visitada de Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas, na Galeria dos Paços do Concelho (Praça da República). Tem entrada livre e destina-se a toda a população.

A exposição surge na sequência do trabalho realizado nos últimos dois anos, pelo supra mencionado departamento, como complemento da actividade terapêutica dos doentes.

A espontaneidade ancestral da mão humana, um irreprimível (e heróico) impulso de construção e um fraterno desejo de partilha, habitam cada uma destas pinturas.

Se nos trabalhos apresentados nesta exposição, as influências, próximas ou distantes, são múltiplas, desde as expressões mais simples ou primitivas de vida e de sofrimento, aos coloridos metamórficos dos processos alucinatórios ou delirantes, a sua expressão fina glorifica essencialmente um processo de reaprendizagem do equilíbrio, do “ser-se pessoa” e da singularidade de cada um.

Complemento necessário de uma actividade terapêutica desenvolvida há vários anos, esta exposição recolhe essencialmente trabalhos realizados nos dois últimos anos e insere-se no desejo de uma cada vez maior e mais objectiva ligação (e abertura) do DPSM à sua cidade, às mulheres e homens que vão construindo o quotidiano, diverso e dinâmico, de uma comunidade viva onde os doentes ditos “psiquiátricos”se reinserem naturalmente após um período mais difícil ou de maior aperto nas suas vidas.

As realizações “artísticas” dos doentes que, de modo transitório, frequentam o Serviço de Internamento ou a Unidade de Dia do Departamento de Psiquiatria e saúde Mental do HIP. EPE – Aveiro tiveram como propósito inicial o estímulo e reforço da actividade inventiva e espontânea, e não o desenvolvimento do efeito de harmonia e beleza próprios da actividade artística profissional.

Uma actividade criativa deste tipo poderá ser associada, pelo menos em parte, ao conceito de “Arte Bruta” proposto por Jean Dubuffet em 1945 (“....pintar é como falar ou caminhar; é tão natural ao ser humano rabiscar sobre qualquer superfície ao alcance da mão, como é falar”).


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt