DESTAQUE

Recriação da Venda de Peixe a Retalho no Século XIX
Recriação da Venda de Peixe a Retalho no Século XIX
dia 25 de Junho pelas 10:30

Praça do Mercado Municipal José Estevão (vulgo Praça do Peixe) e no Cais dos Mercantéis


Na Praça do Peixe, a entrada das miroas e dos almocreves provenientes de Tocha e de Mira, que vêm a Aveiro vender laranja e tubérculos e que daqui levam peixe e berbigão para vender. Por todo o lado, se ouve pregões das vendedeiras de peixe a retalho. Sobre o Caizinho, observa-se a forma tradicional de leilão, venda, contagem e empilhamento do peixe.

A Recriação da Venda de Peixe a Retalho no Século XIX pretende recriar ambientes históricos em ambiente de contemporaniedade; criar parcerias com Juntas de Freguesia; envolver associações culturais locais; apelar ao imaginário colectivo; criar públicos; criar comunidades à volta do património; tomar conhecimento da história identitária da cidade e da região.

Nesta iniciativa estão envolvidos vários artesãos, entre eles destacamos o Sr. Felicas - oleiro, da Quinta do Simão; o Sr. José Augusto - oleiro de S. Bernardo; o tamanqueiro e o latoeiro de Cantanhede; entre outros. E, ainda, as seguintes Associações Culturais: Rancho Folclórico do Baixo Vouga, Grupo de Xailes, Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe e o Grupo Cénico das Barrocas.

Organização: Pelouro de Preservação do Património Cultural da Câmara Municipal de Aveiro e da Junta de Freguesia da Vera Cruz

Mais informações: www.cm-aveiro.pt


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt