FESTIVAL NOVAGRÉS SONS EM TRÂNSITO

Omara Portuondo
Omara Portuondo
dia 11 de Novembro pelas 21:30

Teatro Aveirense


Omara Portuondo, uma cubana de 74 anos que é constantemente aclamada como a Edith Piaf de Cuba, desde sempre encantou e emocionou o público dos cabarets e da noite de Havana. No entanto, só ganha o merecido reconhecimento internacional depois da sua participação no álbum “Buena Vista Social Club”.

Do filme de Wim Wenders, “Buena Vista Social Club”, há um momento a destacar, quando Omara Portuondo e Ibrahim Ferrer terminam fabulosamente de cantar “Silencio”. Nesta canção Omara canta que se as flores do seu jardim vissem a sua tristeza, seguramente murcharíam e morreríam. Quando recebe o aplauso do público, Omara desvenda uma lágrima, Ibrahim tira o lenço do seu bolso e limpa-a suavemente. Esta torna-se a cena preferida de Win Wenders pela maneira como consegue captar numa só imagem o romance agridoce da música cubana.

Posteriormente, com o lançamento do álbum “Buena Vista Social Club presenta...Omara Portuondo”, Omara coloca a sua extraordinária voz onde merece: no centro do palco. Neste trabalho, participam nomes como Rubén González, Orlando ‘Cachaito’ Lopez, Manuel ‘Guajiro’ Mirabal, Jesus ‘Aguaje’ Ramos, Eliades Ochoa, Compay Segundo, Manuel Galbán e Ibrahim Ferrer.

Actualmente, Omara Portuondo revela nos seus novos temas uma textura mais enriquecida e subtil. Sempre acompanhada por excelentes músicos cubanos e brasileiros, aparece majestosa, com canções que exibem a riqueza e a madurez de uma intérprete em perfeita comunhão com o seu talento.

Mais informações: www.teatroaveirense.pt


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt