EXPOSIÇÕES

Linha D'Água  - Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea
Linha D'Água - Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea
de 11 de Abril a 1 de Julho

Museu da Cidade


A exposição é promovida pela Manufatura de Tapeçarias de Portalegre e o tema escolhido prende-se com a íntima ligação da cidade de Aveiro ao elemento água, consistindo a exposição num vasto conjunto de tapeçarias de artistas como Almada Negreiros, Vieira da Silva, Carlos Botelho, Júlio Pomar, entre outros. A obra “Aveiro", sob cartão de João Tavares, pertença da Associação Comercial de Aveiro, integra a exposição.
Cada comunidade tem a sua identidade, uma referência ou um bem que assumindo valor patrimonial são a sua primeira forma de reconhecimento e de diferenciação. Aveiro identifica-se com o sal, com a ria, com os ovos-moles e com o património Arte Nova. Portalegre tem nas suas tapeçarias o cartão de visita com estatuto de bem cultural. Na trama do tear, por entre uma profusão de cores, as tecedeiras vão construindo uma obra de arte única, dando corpo a uma peça onde o traço e a intenção do artista se materializam e dão a conhecer.
As Tapeçarias de Portalegre resultam de uma intensa parceria de trabalho entre um artista contemporâneo [que produz um cartão original para tapeçaria], a desenhadora da Manufatura e as tecedeiras.
A exposição pode ser visitada terça a sexta-feira, das 9h30-12h30 e das 14h-18h e aos sábados e domingos 14h-18h. No dia 11 de abril, pelas 18h, está programada uma visita orientada pelos promotores da exposição.


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt