EXPOSIÇÕES

Madina - Reflexos
Madina - Reflexos
de 2 a 12 de Maio

Performas Teatro Avenida - Auditório


Os reflexos da luz sobre a água são um incrível logogrifo, um enigma de linhas, tons e ritmos em permanentemente mutação e interacção. Vagas que quebram imagens comuns de casas, árvores, barcos e pontes, vertendo-as em estranhos ornamentos e padrões.
“Reflexos” é um projecto que pretende apresentar a beleza natural da Ria de Aveiro por uma perspectiva nova, abstracta e misteriosa.
Será produzida uma colecção de pinturas a óleo sobre tela, baseadas em fotografias realistas de reflexos de imagens sobre as águas da Ria. As telas constituirão um conjunto de obras à primeira vista apercebidas como abstractas. Meios complementares à sua leitura, como as próprias fotos, fotos dos locais de captação e textos descritivos, servirão para “denunciar” a natureza realista das imagens, permitindo, por processos de reconhecimento e identificação, a fruição plena do objecto inicialmente identificado como “abstracto”.
“Reflexos” é pois um projecto eminentemente pedagógico, destinado a lançar luz sobre o sentido dúplice do processo de criatividade.

BIOGRAFIA
Madina nasce em Kazan (Tartaristão, Federação Russa), reconhecida como cidade de universidades e de artes, na fronteira do leste e oeste.
Inicialmente absorve a palete de cores brilhantes ornamentais do oriente, utilizando a cor para impressionar na sua pintura. Não se lembra de ter começado a pintar e nunca teve hesitações quanto a ser artista. Inspirando?se no mundo que a rodeia, nas viagens e na sua própria imaginação.
Por volta dos dez anos começou a sua educação artística formal. Primeiro em Kazan, na Academia de Arte de Feshin, que segue as directrizes do impressionismo francês e do modernismo. De seguida estuda a técnica de pintura clássica na Academia de Artes de S.
Petersburgo. O cruzamento desses conhecimentos confere?lhe a liberdade para se expressar na pintura, sempre procurando novos temas e desafios. Desenvolve formas inovadoras, com o maior respeito pelos modelos convencionais, produzindo deste modo obras de arte de elevada qualidade.
Realizou a sua primeira exposição individual em Kazan em 2005, ainda estudante. Desde então têm participado em inúmeros projectos, concursos e exposições na Rússia e na Europa. Em 2009 foi escolhida como representante do Tartaristão no festival Semana da Arte Russa em Cannes e em 2010 foi uma das coordenadoras do evento internacional AthensArt (Grécia).
A sua arte é profundamente influenciada por lendas e temas do folclore em que revela a magia oculta das coisas comuns. Para esse efeito, procura novas técnicas para cada séria de novas obras, recorrendo a métodos eminentemente experimentais. Por vezes uma pintura leva-a a um longo período de tempo a produzir. Mas há outras que nascem de um fôlego. O processo de pintar inspira-a em novas ideias.

FICHA ARTÍSTICA
Madina – pintura a óleo, fotografia e vídeo

Mais informações: www.performas.org


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt