MÚSICA

MESA
MESA
dia 27 de Setembro

Teatro Aveirense


Tour 2014 Pés que sonham ser cabeças

“Pés que sonham ser cabeças” é nome da tournée retirado do mais recente album considerado o mais ambicioso da carreira da banda. Aqui Rita Reis revela uma voz capaz de dar corpo e alma às letras e às melodias de João Pedro Coimbra, uma dupla que tem somado.

Os MESA formam-se em 2001 pela mão de João Pedro Coimbra que convida Marta Ren, Pedro Moura e Adriano Sérgio para a sua formação. Em 2003, é editado o seu primeiro álbum, de título homónimo que conta com a participação dos experientes Mário Barreiros e Alexandre Soares na Produção. Os singles 'Esquecimento', 'Mímica Sísmica' e, sobretudo, 'Luz Vaga', recebem um forte apoio de rádios nacionais, o que leva a que seja feita uma 2ª edição do álbum que, conta com um inédito de Scott Walker através da recuperação das gravações do tema '30 Century Man'.
Na mesma altura vencem um Globo de Ouro, na categoria de "Melhor Grupo do Ano", e o disco de estreia é eleito, por diversos meios de comunicação, como um dos melhores de 2003. Além disso, são nomeados aos MTV Europe Music Awards, na categoria de "Best Portuguese Act", Emmanuel Legrand, editor da revista americana Billboard, inclui o álbum de estreia do grupo na lista dos 10 melhores discos de 2004.
Já em 2005 lançam o segundo longa-duração. "Vitamina" explora novas sonoridades através da junção da electrónica à pop e ao rock, passando pelo jazz, com destaque para as faixas 'Arrefece', 'Vício de Ti' (o tema da banda até hoje com mais visualizações no youtube: 1 milhão e 300 mil visualizações à data) e 'Deixa Cair o Inverno', este último nomeado para os Globos de Ouro de 2006.
Do registo constam 11 novos temas e uma versão de 'Out of Time', um original dos Blur. Ainda em 2006 actuam no Rock In Rio Lisboa e, já em 2007, integram o cartaz do primeiro festival Delta Tejo. Um ano depois editam, o terceiro trabalho de estúdio, "Para Todo o Mal". Salientam-se, deste disco, os singles "Boca do Mundo" e "Quando as Palavras", uma homenagem à música dos Roxy Music e à década em que João Pedro Coimbra cresceu.
Em 2011, surge "Automático". O single "Cedo o meu lugar" torna-se um tema de sucesso, liderando as tabelas dos temas mais rodados nas rádios portuguesas e chegando às 100 mil visualizações no youtube em menos de um mês.
Em Março de 2012, João Pedro Coimbra decide abdicar dos préstimos de Mónica Ferraz. Rita Reis, a nova voz dos MESA, integrou a Banda e gravou de imediato "Ele Domina", o sucessor do incontornável "Cedo o Meu Lugar".
Em 2013 os MESA editaram, com distribuição da Sony Music, aquele que é o seu novo álbum. “Pés que sonham ser cabeças”, título do álbum, é o mais ambicioso da carreira da banda e tem uma extensa lista de convidados. Nele, Rita Reis tem uma voz capaz de dar corpo e alma às letras e às melodias de João Pedro Coimbra, capaz de sentir as canções como suas, dar-lhes identidade e conferir-lhes um sentido de urgência em partilhar.
Em 2014, os MESA continuam a somar conquistas. A nova versão de “Cedo o meu lugar”, já com a voz de Rita Reis, é o tema genérico da série da TVI “O Beijo do Escorpião”. Paralelamente a “Cedo o meu lugar”, os MESA lançaram o terceiro single, retirado de “Pés que sonham ser cabeças”, que se chama “Sinto” e que conta com um vídeo peculiar, que é uma autêntica curta-metragem realizada por Jorge Vaz Gomes.

Preços
Plateia 9€
Balcão 7€


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt