MÚSICA

A Imagem da Melancolia
A Imagem da Melancolia
dia 29 de Janeiro pelas 21:30

Museu de Aveiro


A Imagem da Melancolia foi fundada em Dezembro de 2002 por Pedro Sousa Silva com o objectivo de explorar o reportório polifónico renascentista. O núcleo do ensemble é constituido por 5 flautistas diplomados pelas Escolas Superiores de Música de Lisboa e Porto e que desenvolvem uma actividade artística regular no seio de diversas formações especializadas em música antiga.

Na construção do seu conceito interpretativo, A Imagem da Melancolia socorre-se do estudo atento de fontes musicais, literárias e iconográficas coevas do reportório executado. O ensemble procura explorar de uma forma laboratorial alguns aspectos linguísticos característicos da prática interpretativa quinhentista (como a afinação, os conceitos de frase, a teoria melódica...) e confrontar o ouvinte moderno com experiências sonoras distantes das convencionais nos dias de hoje.

A aquisição de cópias de instrumentos do séc. XVI é uma prioridade para A Imagem da Melancolia desde o momento da sua fundação. Presentemente o ensemble tem à sua disposição um conjunto de mais de 30 flautas construídas pelos mais prestigiados artesões contemporâneos (Luca de Paolis, Monika Musch, Tom Prescott, Adriana Breucking, Peter van der Poel e Adrian Brown), das quais se destacam os consorts Rafi e HIERS construídos por Luca de Paolis e Adrian Brown, respectivamente.

A Imagem da Melancolia tem realizado concertos em vários locais do país (Porto, Loulé, Tomar, Lisboa, Faro, Almodôvar) e foi um dos grupos seleccionados para participar na programação FRINGE do Festival de Música Antiga de Utrecht em Setembro de 2004. Em 2005 gravou o disco A Arte da Usurpação que aguarda lançamento em breve.

Mais informações: aimagemdamelancolia.net


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt