CONFERÊNCIAS

Sondagens e Estudos de Opinião Política
Sondagens e Estudos de Opinião Política
dia 14 de Setembro

Universidade de Aveiro


Sobretudo em momentos pré-eleitorais, como é aquele que atravessamos, abunda a ligeireza e a ausência de espírito crítico na leitura de resultados de sondagens e inquéritos de opinião que meio mundo discute, interpreta, analisa, critica ou aplaude, sem que conheça, no entanto, as limitações e virtualidades de umas e de outros enquanto instrumentos de avaliação da opinião pública.
Ministrada por dois especialistas, José Albergaria e Sérgio Barreto, professores do ISCA-UA, a UNAVE-Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, atenta ao momento político que o país vive, em véspera de eleições legislativas, promove nos próximos dias 11 e 14 de setembro, uma formação intensiva sobre Sondagens e Estudos de Opinião Política.
O objetivo é transmitir aos formandos alguns conhecimentos e competências mínimas de maneira a que passem a ter uma visão mais informada e esclarecida sobre o papel e a importância das sondagens no contexto do marketing político e eleitoral, a fundamentação teórica destes estudos, a sua implementação, as metodologias utilizadas e alguns requisitos de aplicação a problemas relacionados com a análise e interpretação dos resultados.
Aberto ao público em geral, este curso poderá interessar, particularmente, aos agentes políticos, membros e dirigentes de organizações políticas e partidárias, profissionais de estudos de mercado e marketers, a jornalistas e assessores de comunicação, entre outros, além de estudantes de Comunicação, Sociologia e Ciência Política.
Consta de oito horas, em horário pós-laboral (18h00 - 22h00), repartidas por dois dias (11 e 14 de setembro), e tem como conteúdos principais:

Sessão 1 - Sondagens e estudos de opinião política e previsão eleitoral
• O papel das sondagens na comunicação política de Marketing;
• Sondagem, instrumento de pesquisa e ferramenta de apoio à decisão;
• Estudos de opinião política e sondagens eleitorais;
• O Estado de Arte das sondagens políticas e eleitorais em Portugal.

Sessão 2 - Implementação, tratamento e análise de resultados
• As diferentes abordagens na recolha de dados e os seus problemas;
• Trabalhos de campo, tratamento dos dados e qualidade da informação;
• A ficha técnica, a análise dos resultados e as polémicas de interpretação;
• Manual rápido para avaliação da qualidade de uma sondagem eleitoral.

A formação será assegurada pelos professores José Albergaria, professor adjunto do ISCA-UA e diretor do CIMAD - Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados e Sérgio Barreto, também professor do ISCA-UA e dirigente do CIMAD.
Informação mais detalhada e inscrições disponíveis no site da UNAVE. Em caso de dúvida, é favor contactar Dulce Alegria, através do e-mail dulce.alegria@ua.pt ou do telefone 234 370 833.

Mais informações: www.ua.pt/unave/PageText.aspx?id=20252


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