CINEMA

Remember Us + Transitions
Remember Us + Transitions
dia 18 de Julho pelas 21h30

Teatro Aveirense


Remember Us + Transitions
Dalia Abuzeid + Ana Barroso
 
  Festa do Documentário – PlayDOC  

Remember Us
“Lembrem-se de nós” é um documentário-ficção de longa duração que desvenda histórias de uma minoria esquecida da Jordânia: os refugiados Palestinianos de Gaza. Cidadãos de parte nenhuma, estes refugiados e as gerações posteriores nunca tiveram nacionalidade, o que os privou de direitos sociais, cívicos e humanos, e implicou acesso limitado à educação, saúde, viagem e estilo de vida. O filme testemunha as raras histórias de sucesso de refugiados de Gaza na Jordânia. Leva-nos para uma viagem através da sua perspetiva surreal, faz-nos ver a sua vida através do seu olhar, pensamentos, esperanças e sonhos, faz-nos viver a guerra emocional, a história, a humanidade e a psicologia do que é ser um refugiado: perder qualquer sentido de pertença, lutar contra a falta de direitos essenciais para poder alcançar objetivos pessoais. E se fôssemos nós a nascer como refugiados de um país que nunca sequer vimos?  
Ficha artística:
Longa-metragem - Documentário - 2014
Realizador – Dalia Abuzeid
Duração – 73 min
País – Jordânia

“Transitions” Com música ao vivo
O video foi filmado no Mosteiro da Batalha, património mundial e uma peça maravilhosa de arquitetura, ainda inacabada, mas, também, por isso, lugar inspirador sobre a relação da imagem material com tudo o que está para além dela. O filme acontece no limiar entre o material e o intangível, solicitando a percepção única do espectador e um envolvimento emocional com o que (não) está a acontecer na narrativa. O vídeo é dissonante das tendências da video arte contemporânea, já que é um video sobre o tempo e a sua lentidão, um tempo subjetivo que ressoa do tempo histórico do monumento. A narrativa não linear quebra-se em fragmentos, para evocar o imaginário, aquilo que nos move, mas não conseguimos necessariamente compreender ou explicar. De certa forma, é uma experiência metafísica e não um filme para provocar estímulos e reações momentâneas. A tecnologia traz esse paradoxo também: o mais contemporâneo pode também ser o mais anacrónico, já que nunca termina ou fecha significados. Cada espectador pode criar seu próprio caminho criativo no encontro com o seu tempo interior.  
A banda sonora foi construída para evocar os dois mundos, um como o reflexo do outro: a superfície e o profundo numa alquimia de som e imagem. Os loops são horizontais (imagens em movimento), verticais (percepção / filme e visor de relacionamento) e expansões de subjetividade e experiência.
Ficha artística:
Curta-metragem – 2016
Realizador – Ana Barroso
Banda Sonora Original: Miguel Sá
Duração – 16 min
País – Portugal

Preço: 4€    


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt