RELANÇAR A INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO NAVAL É OBJECTIVO DE FUTURO. IDEIA DEFENDIDA NO I FÓRUM ATLÂNTICO.

O Museu Marítimo de Ílhavo recebe hoje o I Fórum Atlântico que decorre sob o lema “Inovar para Competir”.

A Associação das Indústrias Navais (AI Navais), conjuntamente com parceiros do Reino Unido e de Espanha, procura debater fontes de financiamento e oportunidades para o sector.

Filipe Duarte, da Associação de Indústrias Navais, já disse que é importante "relançar esta fileira". Depois de alguns anos de abandono ressurge o compromisso com a construção naval, "o sector tem uma imagem do antigamente, mas na última década mudou muita coisa e é com estes Fóruns que tentamos reavivar e melhorar a imagem do sector", adiantando que "é possível perspectivar um aumento do emprego neste sector até porque os trabalhadores altamente qualificados tem empregabilidade garantida a 100 por cento", disse Filipe Duarte.

“Formas Inovadoras de Financiamento à Indústria Naval” e “Como Impulsionar a Inovação e a Competitividade” são os tópicos centrais desta jornada de trabalho.

Manuel Maria Paris, da Fundação para o Fomento da Qualidade Industrial e o Desenvolvimento Tecnológico da Galiza, diz que "regista perdas para territórios mais competitivos nesta área" e espera que estas acções "ajudem a relançar o sector naval".

O encerramento desta reunião deverá contar com a presença de Tiago Pitta e Cunha, membro da Casa Civil da Presidência da República.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt