FUNDAÇÃO MATA DO BUÇACO VAI APRESENTAR CANDIDATURA A PATRIMÓNIO MUNDIAL.

A Mata do Buçaco, que é considerada património nacional, pretende alargar a sua visibilidade. A Fundação que gere o local está pronta a apresentar a candidatura a Património Mundial.

Desde 2004 que a Mata Nacional do Buçaco encontra-se na lista indicativa a Património Mundial da UNESCO, estando a sua concretização dependente da existência de um plano de gestão que assegure a conservação e a fruição da Mata, bem como a sua divulgação.

Os projectos já estão concluídos e o dossier de apresentação está a ser ultimado, garantiu António Jorge Franco, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Mata do Buçaco. "O nosso objectivo foi fazer os projectos para garantir á UNESCO que existe a intenção de recuperar o património que lá existe, porque o valor está lá e precisa de ser recuperado e só assim é que esta candidatura seria aprovada", sublinhando que "estes projectos foram feitos e já temos algum financiamento para os executar e agora estamos a começar a preparar um caderno de encargos para o apresentar com brevidade".

Estão na calha projectos de criação de alojamento turístico e infra-estruturas na Mata do Buçaco, num investimento superior a 331 mil euros, que já obtiveram financiamento do PRODER.

Numa altura em que o país ultrapassa uma grave crise económica, António Jorge Franco não espera benesses da parte do Estado, conta também com os visitantes, "sabemos que é uma altura muito complicada mas vamos arriscar, não podemos contar muito com o Estado, mas contamos com a população nacional e com os turistas, porque se nos visitarem vamos criar riqueza". Ainda não há uma data concreta, mas está para breve a apresentação da Mata Nacional do Buçaco a Património da UNESCO.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt