A Murtosa homenageou os Emigrantes numa festa que decorreu no último fim-de-semana. Foi descerrado o marco/pedra em granito, no início do arruamento que liga a EN 109-5 (nas proximidades da Casa Carrelha, no Lugar do Esteiro, da Freguesia do Bunheiro com o nome de Avenida Cidade de Newark.  
 Esta via vem juntar-se à Avenida do Emigrante (nas Freguesias do Monte e da Murtosa), à Rua do Emigrante (na Freguesia da Torreira) e à Rua União Beneficente Murtoense (também na referida Freguesia da Murtosa).  
 É, igualmente, um testemunho da geminação do Município da Murtosa com a Cidade de Newark, ocorrida em 9 de Junho de 2001, aquando do programa das Comemorações dos 75 Anos da Criação do Concelho da Murtosa.  
 Registo para a cerimónia que juntou autarcas da Murtosa ao Vereador da Câmara de Newark, Augusto Amador, com discursos voltados para o fenómeno da Emigração.  
 A apresentação/abertura da “Sala da Memória e da Emigração”, no Arquivo Municipal, foi outros dos momentos marcantes como espaço para o conhecimento e reforço da identidade dos Murtoseiros.  
 Eucaristia de Acção de Graças pelos Emigrantes, tasquinhas de comes e bebes, Mercado de Produtos da Terra e Regata dos Moliceiros completaram o programa.  Diário de Aveiro |