POLIS CONFIRMA CONCURSOS PARA EMPREITADAS EM ÍLHAVO, VAGOS E ESTARREJA.

A sociedade Polis confirma os concursos públicos para as empreitadas da frente ria entre a Costa Nova e a Vagueira e de “Reordenamento e Qualificação da Frente Lagunar de Estarreja, no Cais de Canelas, Cais de Salreu e Esteiro de Estarreja”. O anúncio foi publicado na última semana no Diário da República. No caso do concurso para Estarreja, a obra tem um valor base de 534 mil euros, o concurso estabelece um prazo de execução de 120 dias.

Em Salreu prevê-se a “recuperação das muralhas existentes e a limpeza superficial do esteiro que está assoreado, por haver ligação ao Rio Antuã”, para além da intervenção “ao nível do coberto vegetal” e a criação de “passadiços entre as duas margens”. A limpeza do canal e a recuperação e estabilização das margens são as principais obras previstas para o Esteiro de Estarreja, adianta enumera Adolfo Vidal, Chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal que coordena a operação Polis no Município.

No Ribeiro de Canelas, ai-se avançar para “o arranjo do esteiro velho, nomeadamente a parte dos caminhos, arranjo das margens, ligação dos diferentes espaços existentes e criação de miradouros junto à água”.

Em Salreu, destaca-se a criação de um “sistema de passadiços que entra pelos arrozais quando é possível e a recuperação de um edifício”, adquirido pela Câmara Municipal. Localizado no largo do Esteiro, essa edificação antiga, e em tempos utilizada como armazém de sal e junco, vai ser recuperada a transformada num espaço “de apoio para visitantes, nomeadamente caravanistas, e que possa servir para exposições relacionadas com a temática do arroz, do sal ou do BioRia”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt