JULGAMENTO DO PROCESSO "FACE OCULTA" COMEÇA A 8 DE NOVEMBRO. JULGAMENTO DE "BURLAS BANCÁRIAS" FOI ADIADO PARA 2012.

O mediático processo de corrupção conhecido como "Face Oculta" começa a 8 de Novembro mas já está a mexer com os agendamentos do tribunal de Aveiro.

O julgamento do sucateiro Manuel Godinho, do ex-banqueiro Armando Vara e do antigo presidente da REN José Penedos, entre outros arguidos, vai ocupar a principal sala do palácio de justiça até data ainda não conhecida.

Estão previstas três audiências por semana, o que já impediu o início de um outro grande julgamento envolvendo burlas bancárias. O processo relacionado com crimes de créditos bancários em que estão acusados doze arguidos, dois dos quais mulheres, foi adiado para 2012.

A falta de sala e de juízes que vão estar disponíveis para o processo face oculta, praticamente em permanência, não permitirá iniciar o julgamento antes de Fevereiro.

Os arguidos respondem por burlas, falsificação de documentos e organização criminosa. A principal acusada, uma empresária ligada ao ramo da contabilidade e serviços com escritório em Aveiro, não compareceu hoje na primeira audiência e o seu advogado renunciou à defesa no passado dia 20 de Outubro.

Segundo o Ministério Público os arguidos usaram identificações alheias e falsificadas para conseguirem créditos que lesaram empresas e instituições bancárias em elevado montante, de vários pontos do País. A principal arguida chegou a estar presa quando o grupo foi desmantelado mas actualmente aguarda julgamento em liberdade.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt