PRODUTORES DE LEITE CONSIDERAM QUE REFORMA DA PAC NÃO RESOLVE PROBLEMAS DO SECTOR.

Os produtores agrícolas consideram que a reforma da Política Agrícola Comum não resolve os problemas do sector. A análise de conjuntura divulgada recentemente pela comissão europeia relativa ao mês de Agosto demonstra que o preço do leite ao produtor em Portugal (0,305€/kg) permaneceu 3,9 cêntimos abaixo da média comunitária (0,344€/kg). No gráfico dos 27 estados-membros, apenas 5 países da Europa de Leste tem preços inferiores a Portugal.

Esta diferença de preços é agravada pela diferença de apoios recebidos da PAC. Portugal recebe actualmente 154 euros/ha de Superfície Agrícola enquanto a média comunitária é 251 euros/ha . No caso do leite o diferencial face à agricultura no norte europeu é ainda agravado pelo facto da produção portuguesa estar concentrada em regiões de minifúndio, com pouca área, parcelas mais pequenas e difíceis de trabalhar.

Uma questão que segundo a Associação dos Produtores de Leite de Portugal ajudará a explicar a baixa de produção (-0,4%) registada entre Abril e Julho de 2011, face a 2010.

Considera que a proposta de reforma da PAC pós-2013 não responde às dificuldades actuais dos produtores nem promove o futuro da produção de leite em Portugal, porque “não propõem qualquer iniciativa face à especulação nos preços dos cereais utilizados na alimentação animal, que representam 60% dos gastos de produção; “não apresenta caminhos para um maior equilíbrio de rendimentos entre Produção, Indústria e Distribuição; e “não prolonga o regime de quotas leiteiras nem apresenta qualquer sistema alternativo para estabilizar a produção”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt