ESPAÇOS PEDONAIS E NOVAS ILUMINAÇÕES NO CENTRO DA CIDADE.

José Eduardo de Matos diz que depois de pedonalização da rua frontal ao edifício da Câmara, “a Praça vai ficar maior, permitindo uma fruição e mobilidade acrescidas e utilização mais forte em termos de eventos”. Esta amplitude dará uma nova perspetiva ao Largo dos Combatentes. O autarca falava no rescaldo da visita a obras de requalificação urbana no centro da cidade e na zona ribeirinha, junto ao rio Antuã.

Prestes a avançar está a empreitada de iluminação da área de intervenção (Parque Municipal do Antuã e Praça Francisco Barbosa) com recurso a fontes ecoeficientes.

Concluída está a empreitada de contenção e arranjo da margem sul do Rio. “Alargando e consolidando as margens”, a autarquia consegue minorar “os problemas anuais de cheias, cuja pressão das águas é imensa”. É mais uma ação que reforça as condições de visibilidade e fruição do rio, como já acontece com o açude que cria um espelho de água estável na época do Verão.

Qualificar a cidade, “introduzindo mais-valias na vivência urbana e relações mais fortes com a natureza”, é o objetivo global da operação de "Qualificação do Espaço Público e do Ambiente Urbano da Cidade " – Parcerias para a Regeneração Urbana, que contempla o centro da sede do concelho e ampliação à zona ribeirinha.

A expansão do conceito do parque está a tomar forma com a nova ponte pedonal e ciclável em construção sobre o Rio Antuã. Vai possibilitar uma maior fruição através dos percursos em Salreu”. Daqui parte um futuro percurso entre a zona urbana da cidade, o Hotel Eurosol e a zona nascente do Rio Antuã, até à antiga praia fluvial da Ilha dos Amores.

Também no Parque do Antuã, as obras em curso na antiga Piscina Maria de Lurdes Breu e reconversão em Pavilhão Multiusos possibilitam “uma solução multiusos para desporto, lazer e cultura”, referiu o presidente da autarquia.

As obras de qualificação estão orçadas em 1,3 milhões com 1.1 milhões de fundos comunitários.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt