AVEIRO: ASFIXIA FINANCEIRA PODE ENCERRAR A CERCIAV

A Cerciav - Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadãos Inadaptados de Aveiro está a passar por dificuldades financeiras e corre o risco de fechar portas. Isso mesmo foi confirmado ao Diário de Aveiro por Fernando Vieira, presidente da instituição. “Somos uma organização sem fins lucrativos que, se não conseguir resolver esta situação rapidamente, vai ter que parar”.
Neste momento, a Direcção da Cerciav encontra-se em negociações com a banca, no sentido de obter um financiamento de 100 mil euros “para fazer face a pagamentos mais imediatos”. A verba servirá, nomeadamente, para fazer face aos pagamentos relacionados com os formandos do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) via Instituto do Emprego e Formação Profissional, que ascende a 36 mil euros.

(...)

Apoios da Câmara
deixaram de chegar
Muito pior é o que se passa com os apoios da Câmara Municipal de Aveiro, que, “desde há três anos, pura e simplesmente deixaram de chegar e já lá vão 31.165,01 euros em dívida, segundo as notas de débito de Novembro de 2008 a Dezembro de 2011”, reclama Fernando Vieira.
Há mais de dez anos que a Cerciav e a Câmara Municipal de Aveiro mantêm protocolos de cooperação com vista à promoção da cidadania, através da execução de actividades socialmente úteis, de pessoas com deficiência intelectual moderada e grave, clientes do Centro de Actividades Ocupacionais, recebendo a respectiva gratificação.
Fernando Vieira refere que, “embora sempre com atrasos, a autarquia foi pagando essas gratificações”, estranhando que, “desde há três anos, a Câmara Municipal tenha deixado de fazer pagamentos à Cerciav”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt