A Câmara de Aveiro já informou a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e a Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar que discorda da proposta apresentada pela tutela para a agregação de escolas no concelho. 
Num ofício datado de dia 11, assinado pelo presidente da autarquia, Élio Maia, o município dá conta do seu “parecer desfavorável” ao modelo defendido pela DREC, que prevê a criação de cinco agrupamentos de escolas. A Câmara, ao invés, sugere a existência de sete. 
A opinião desfavorável à proposta da tutela foi formada “após auscultação” ao Conselho Municipal de Educação e “aos 11 dos 12 conselhos gerais“ das escolas envolvidas no processo de agregação. 
Na carta remetida à tutela, a autarquia lembra que o Conselho Municipal de Educação e sete dos 11 conselhos gerais que se pronunciaram sobre o assunto emitiram um parecer contrário à proposta. Foi o caso dos actuais agrupamentos de Cacia, Eixo, Esgueira, Oliveirinha e S. Bernardo e das escolas secundárias José Estêvão e Mário Sacramento. Os agrupamentos de Aradas e Aveiro e as secundárias Homem Cristo e Jaime Magalhães Lima concordaram com o figurino apresentado pela DREC, enviado à Câmara no dia 2. 
No ofício, Élio Maia, eleito pela coligação PSD/CDS, manifesta disponibilidade para reunir com o secretário de Estado e com representantes da DREC “no intuito de obter maiores consensos sobre este processo”. 
A autarquia propõe agrupamentos com sedes em Aveiro, Esgueira, Aradas, Cacia, Eixo, Oliveirinha e S. Bernardo. O agrupamento de Aveiro passaria a incluir as três escolas secundárias da cidade (Homem Cristo, José Estêvão e Mário Sacramento). 
A coligação PSD/CDS defende, no entanto, o “encerramento” das escolas João Afonso e Homem Cristo “no prazo de três anos”, “integrando as suas equipas no novo Agrupamento de Escolas de Aveiro”. Em contrapartida, seriam criadas escolas secundárias em Aradas, Cacia, Eixo, Oliveirinha e S. Bernardo. 
A DREC, por sua vez, defende apenas cinco agrupamentos. As três escolas secundárias da cidade seriam integradas em diferentes agrupamentos: a Homem Cristo em Aveiro, a Mário Sacramento em Aradas e a José Estêvão em S. Bernardo. 
Os agrupamentos de Esgueira e de Cacia fundir-se-iam num único, juntando-se à escola secundária Jaime Magalhães Lima. Os agrupamentos de Eixo e de Oliveirinha seriam igualmente emparelhados num só. 
Diário de Aveiro |