A JS de Ovar contesta o que diz ser o fim da representação dos alunos nos Conselhos Pedagógicos das Escolas. O coordenador do núcleo, Carlos Guilherme,  lembra que o atual governo está a introduzir alterações na gestão dos estabelecimentos de ensino e que uma das medidas contestadas passa pela retirada da representação dos alunos nos Conselhos Pedagógicos das Escolas Básicas e Secundárias.  
 O Núcleo de Estudantes Socialistas do Concelho de Ovar “critica veemente esta posição, atentatória dos direitos dos estudantes, e fortemente prejudicial ao debate interno democrático e representativo nas escolas”.  
 Considera que é fundamental o “envolvimento dos alunos no seu meio escolar e que estes tomem desde cedo responsabilidades e participem na tomada de decisões que os afetam diretamente”.  
 Defende a representação dos alunos nos órgãos de gestão como forma de transmitir a visão e ideias dos alunos e o facto de ser “o primeiro momento de participação política dos jovens e como um meio de complementar a sua formação cívica”.  Diário de Aveiro |