A capacidade instalada de transportes escolares está subaproveitada na região de Aveiro, cujos municípios admitem vir a partilhar serviços e contribuir para a viabilização da linha ferroviária do Vouga. 
A informação consta da caraterização feita pela empresa TIS.PT, a quem foi encomendada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) a elaboração do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes (PIMTRA), que deverá ser divulgado em Setembro. 
“Está terminada a fase de caraterização e estamos na fase de definição das linhas de orientação estratégica, seguindo-se a auscultação pública”, disse à agência Lusa o presidente da CIRA, Ribau Esteves. 
Questões relevantes como os transportes colectivos de passageiros e os transportes escolares, o uso da bicicleta, o futuro da linha ferroviária do Vouga, ou a gestão dos espaços de estacionamento, são algumas das matérias abordadas na elaboração do Plano. 
Quanto aos transportes escolares, Ribau Esteves admitiu a possibilidade de haver municípios a partilhar serviços, mas considerou prematuro falar em transportes escolares intermunicipais, porque ainda não há decisões. 
Diário de Aveiro |