JORGE MENDES, PRESIDENTE DA JUNTA DA BORRALHA: “SOMOS TOTALMENTE CONTRA A AGREGAÇÃO DA FREGUESIA DA BORRALHA”

Qual a sua opinião sobre a reorganização das freguesias, que irá “obrigar” várias freguesias a agregarem-se, podendo a Borralha ser uma delas?
A Junta da Borralha não concorda com a agregação das freguesias. Este modelo só vem retirar qualidade de vida às pessoas. Não se compreende que se avance sem alterar a lei. Estamos a começar pelo telhado. Primeiro devia ser alterada a lei eleitoral, e só depois avançar para o resto.

Porque diz que a agregação retira qualidade de vida aos cidadãos?
Como sabe, é aos presidentes de junta a quem toda a gente “bate”… Com a agregação torna-se mais difícil ainda atender os fregueses.

Não concorda então com Paulo Seara, presidente de Junta de Águeda, quando diz que o concelho deveria ter cinco freguesia apenas?
Não concordo e até estranho essa posição. Compreendo, mas não aceito. Quando as pessoas nos elegeram não foi para extinguir ou agregar a freguesia. Ninguém sabe, também, se Águeda deixará de ser freguesia.

A população vai ser ouvida sobre este assunto?
Já manifestei na Assembleia de Freguesia a posição do executivo, e na Assembleia Municipal também, que seria contra tudo o que retirasse qualidade de vida aos cidadãos da Borralha. Como tal, não participo em nenhuma decisão sobre isto. Somos contra a agregação e essa será a posição que irei manifestar quando for chamado a isso.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt