O “Cruzeiro da Ria” volta a animar as águas da ria de Aveiro na celebração da 50ª regata. Esta iniciativa festeja as bodas de ouro, numa prova que decorreu pela primeira vez em 1958, ligando Aveiro e Ovar, num projeto idealizado por 3 ilustres Aveirenses e Ovarenses (“1ª Regata de Vela Aveiro-Ovar”).  
 Como habitual, está prevista a participação de centenas de velejadores nacionais e além-fronteiras, distribuídos pelas mais variadas classes de Vela, naquela que constitui uma das mais emblemáticas festas da Vela da Ria de Aveiro.  
 A organização está a cabo da Náutica Desportiva Ovarense (NADO) e da Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro.  
 Assim no Sábado as largadas de todas as classes serão feitas a partir da Marina do Carregal em Ovar, pelas 11h45.  Aveiro recebe o Cruzeiro da Ria em 2 pontos a meio da tarde de Sábado pelas 16h00.   
 Vougas, Cruzeiros e Catamarans terminam a regata no Campus Náutico do Sporting Clube de Aveiro, e as restantes classes de Vela Ligeira terminam a prova em São Jacinto.  
 Os jovens velejadores Optimists, infantis e juvenis, têm sua a linha de chegada na Torreira, no concelho da Murtosa.  
 No Domingo, e com a excepção dos Optimists que largam da Torreira pelas 12h00, todas as restantes classes largam de São Jacinto pelas 10h30, em direcção à Marina do Carregal, em Ovar, com previsão de chegada pelas 15h00.  
 Segue-se o tradicional jantar de confraternização entre velejadores e convidados e a respetiva entrega de prémios, a realizar nas instalações da Marina do Carregal.  Diário de Aveiro |