GNR APROXIMOU-SE DA POPULAÇÃO PARA PREVENIR ROUBOS

A desconfiança com que os militares foram recebidos pela população depressa deu lugar a uma simpatia própria de quem reside nos lugares mais isolados, onde os roubos por esticão têm vindo a aumentar. À medida que, calmamente, iam explicando o objectivo da visita - prevenir os ataques aos idosos -, os populares com idade mais avançada ficavam aliviados e visivelmente satisfeitos por terem a quem confidenciar as suas angústias.
No âmbito de uma acção de policiamento de proximidade, 24 militares do Destacamento Territorial de Aveiro da GNR percorreram, durante a tarde de ontem, várias zonas dos concelhos de Ílhavo e Vagos, para prevenir os roubos por esticão na via pública. “O objectivo foi falar com as pessoas que residem nos locais onde estes crimes têm ocorrido com mais frequência e conversar com elas, alertando-as para que não sejam um alvo tão fácil”, explicou o comandante do destacamento, Paulo Serra.
Dados revelados pelo Relatório Anual de Segurança Interna indicam que, de 2010 para 2011, registou-se um aumento de 21,2 por cento de roubos por esticão na via pública. “Esta é uma situação que nos preocupa muito e queremos resolver esse problema”, informou o responsável, que acha indispensável que os “alvos fáceis” (mulheres com idades acima dos 60 anos) adoptem “hábitos de segurança permanentes”, optando, por exemplo, por “não ostentar ouro e outros valores na rua”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt