UA RECEBE ENCONTRO NACIONAL E IBÉRICO PARA DEBATER “COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA”.

Arranca, hoje, o encontro nacional e ibérico de cientistas. Três dias de atividade na Universidade de Aveiro sobre “Fim do mundo” e outros cruzamentos entre Física e comunicação. O evento abordará vários temas quentes, como as novas pistas no rasto do bosão de Higgs e o acidente nuclear de Fukushima. Entre as presenças mais destacadas estará Carlos Fiolhais que intervém logo após a sessão de abertura, e Rosalia Vargas, diretora do Ciência Viva.

O fim do mundo que algumas interpretações do chamado calendário de contagem longa associado aos Maias apontam para os dias próximos do Natal deste ano, vai ser o tema de uma conferência aberta no âmbito do encontro Física 2012, na Universidade de Aveiro. Subordinado ao tema geral «Comunicação e Informação em Ciência».

Participa neste encontro o investigador João Varela, professor do Instituto Superior Técnico e vice-diretor do Compacto Muon Solenoid (CMS) do consórcio europeu CERN. Conferência no dia 8 de setembro, às 9h00, no auditório da Reitoria.

Quanto aos impactos de Fukushima ano e meio após o acidente nuclear que se seguiu ao terramoto no Japão serão tema para o investigador José Marques, do Instituto Tecnológico e Nuclear/Instituto Superior Técnico, dia 7 de setembro, às 14h00, também no auditório da Reitoria.

Com 300 inscritos, o evento inclui palestras convidadas sobre os temas referidos e ainda workshops, mesas redondas e cursos.

Os trabalhos decorrem na Reitoria e no Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico da Universidade de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt