AVEIRO: PSP RETIRA 4 PESSOAS DAS ANTIGAS INSTALAÇÕES DO HOSPITAL DE SAÚDE MENTAL EM SÃO BERNARDO.

A PSP identificou 4 pessoas que se encontravam a pernoitar nas antigas instalações do Hospital de Saúde Mental (Hospital Miguel Bombarda), situado em São Bernardo. Ocupação considerada ilegítima uma vez que foi feito sem autorização do proprietário (Autoridade Tributária e Aduaneira) ou do responsável pela gestão do espaço (Junta de Freguesia de São Bernardo).

O edifício tem estado devoluto, sem eletricidade ou água, apresentando sinais de degradação, perigo de desabamento nalguns espaços e evidente precariedade, relativamente às condições de higiene.

Os indivíduos (3 homens e 1 mulher, de idades compreendidas entre os 29 e os 44 anos, desempregados e sem morada fixa) encontravam-se no edifício, em camas improvisadas, juntamente com alguns cães e gatos, em condições precárias.

Havia queixas de moradores na área a alertar para a ocupação do edifício e riscos de insegurança que levaram a PSP a desocupar o local.

A operação de fiscalização, que envolveu 14 polícias, foi concertada com a Junta de Freguesia de São Bernardo e a Câmara Municipal de Aveiro (através da representante dos Serviços de Ação Social) como forma de garantir apoio aos “desalojados”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt