MURTOSA: ASSINADO CONTRATO DA EMPREITADA DE RECUPERAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO DA COMUR.

Realizou-se nos Paços do Município da Murtosa, a assinatura do contrato da empreitada de recuperação e qualificação do edifício da COMUR, entre a Câmara da Murtosa, representada pelo Presidente, Joaquim Baptista, e a empresa Edibeiras – Edifícios e Obras Públicas das Beiras, representada por Fernando Varelas, na qualidade de gerente.

A obra foi adjudicada por perto de 720 mil euros e iniciar-se-á em breve tendo como objectivo "a transformação da antiga fábrica de conservas da COMUR em pólo museológico da indústria conserveira, realçando, desta forma, a importância social e económica que esta indústria teve e tem no Concelho da Murtosa".

O espaço procurará recriar o quotidiano vivido na antiga industria tendo como elemento central a conserva das enguias, pretendo-se valorizar este facto com a criação de um “laboratório gastronómico” que permitirá aos visitantes "degustarem essa iguaria". O projecto recorre às novas tecnologias para conferir ao espaço museológico uma vivência de laboração.

Na “Fábrica das Enguias” funcionou a unidade fabril da COMUR, desde a sua fundação, no início da década de 40 do século XX, até 1997, ano em que a empresa inaugurou as actuais instalações, na Zona Industrial da Murtosa.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt