OVAR PEDE APOIO AO GOVERNO PARA AEROSOLES. CREDORES DA RODHE DECIDEM FUTURO.

A Câmara de Ovar continua a apelar e a reiterar junto do Ministério da Economia e Governo para a efectiva necessidade de intervenção directa do Primeiro-Ministro e do Ministro da Economia e junto da Administração da Investvar para viabilizar o futuro da empresa. É a resposta ao protesto de cerca de 650 trabalhadores das fábricas da Aerosoles em Esmoriz e Castelo de Paiva num apelo à intervenção política na resolução dos problemas. “É importante que os diferentes accionistas se sentem à mesa e encontrem uma solução que, repito, é urgente”, disse Manuel Oliveira que diz ter encontrado “abertura” por parte do Governo.

O Partido Comunista Português volta a manifestar o seu apoio político aos trabalhadores da Aerosoles. Uma delegação passa, hoje, por diversos locais. A deputada ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo, esteve esta manhã na fábrica Aerosoles de Ovar e na Assembleia de trabalhadores credores da Rodhe, às 8h30, em Santa Maria da Feira no Pavilhão da Lavandaria. Termina este périplo, às 12h00, na empresa Califa.

Ilda Figueiredo apresentou no passado dia 18 de Novembro uma pergunta sobre as preocupações com o emprego no Grupo Investvar. Quer saber que medidas está a considerar para apoiar a defesa do emprego com direitos, incluindo a manutenção da produção neste grupo empresarial e que apoios comunitários já foram concedidos ao Grupo Investvar e quais as condições.

A Assembleia de credores da Rodhe deverá tomar uma decisão sobre o fim de vida da empresa ou o relançamento do processo de recuperação. Os quase mil trabalhadores estão a terminar um período de lay-off. O gestor judicial deverá apresentar um plano de viabilização. Fernanda Moreira, do Sindicato do Calçado da Região Centro, espera que surja uma iniciativa capaz de relançar a empresa.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt