CIRA E UA RENOVAM VOTOS DE COOPERAÇÃO INSTITUCIONAL.

Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e Universidade de Aveiro formalizaram o acordo de cooperação visando a renovação de um compromisso para o futuro da Região. Em quatro meses vão definir os princípios que vão presidir à celebração de um novo contrato de parceria. Esse acordo prevê o acompanhamento e valorização das acções em curso, adopção de novas áreas de acção conjuntas e a definição de linhas orientadoras para a mobilização de parceiros e para consolidação de plataformas inter-institucionais de promoção da sociedade do conhecimento e desenvolvimento regional. O futuro poderá passar também pelo trabalho para um novo quadro de fundos comunitários.

Na hora de fazer balanço à parceria, Ribau Esteves elogiou acções como o Plano Territorial de Desenvolvimento da Sub-Região do Baixo-Vouga, candidaturas ao programa de valorização do território, candidaturas a programas de regeneração urbana, desenvolvimento do cluster para o conhecimento e economia do mar e projecto de candidatura do parque da ciência e inovação. O autarca elogiou as respostas da Universidade. “Ganhámos, não só, as capacidade técnicas mas um parceiro institucional estratégico que assumia com a mais alta das formalidades que o desenvolvimento regional é importante para o meio, para os municípios e para si própria”, sublinhava o autarca de Ílhavo.

A Reitora diz que os desafios estão lançados. Pediu apoio e empenho às autarquias. “Queiram associar-se a nós testemunhando esta assinatura porque ela é de todos”, disse Maria Helena Nazaré que colocou, ainda, o Parque da Ciência e Inovação como um dos grandes desafios da sua presença na Reitoria. “O projecto é ambicioso, mas sólido e bem feito. Não é megalómano”, disse a Reitora em defesa do aprofundamento da parceria com os municípios da Região de Aveiro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt