USA ADMITE MAIS DE 50 MIL DESEMPREGADOS NO DISTRITO E ANTEVÊ AGRAVAMENTO.

Mais um mês de subida nos valores do desemprego no distrito de Aveiro. Em Dezembro de 2009 estavam registados 38147 desempregados em valores que representam 10,31% da população activa do distrito. No mês de Dezembro a variação mensal foi de 0,80%. Por comparação com Dezembro de 2008 houve um agravamento de 25,27%. Mulheres e jovens são dos grupos mais afectados.

Excepção feita ao mês de Novembro, 2009 foi um ano de subida do desemprego. O coordenador da União de Sindicatos de Aveiro, Joaquim Almeida, diz que são dados preocupantes e agravados pela limpeza de ficheiros no Instituto de Emprego.

“Aveiro mantém a 5ª posição entre 18 distritos do país. Tirando Novembro, e vá-se lá saber porquê, todos os meses foram de subida. Outro aspecto é o apagão feito no distrito durante 2009. Foram limpos 30745 desempregados inscritos. Isto é uma enormidade. Corremos o risco de dizer que há mais de 50 mil desempregados”, adianta Joaquim Almeida.

Ílhavo fechou 2009 com o mais elevado número de desempregados. 1914 pessoas estavam sem emprego num ano que começou com 1536. Santa Maria da Feira, com 9172, é o concelho mais afectado. Ovar, Aveiro e Espinho estão acima dos 3 mil desempregados.

Nas perspectivas para 2010, a USA não antevê melhorias e diz mesmo que há indicadores preocupantes como as 19 empresas, com 4500 trabalhadores, em situação de lay-off, suspensão de contratos ou insolvências. “O futuro, infelizmente, não se apresenta famoso. Há vários factores que indicam aumento de desemprego”, explica o coordenador da USA.

O elevado número de trabalhadores em situação precária é outro dos indicadores preocupantes segundo a USA que espera um 2010 difícil. Lamenta que o desemprego seja também causado pela opção estratégica de algumas empresas. Diz que o Governo deveria divulgar publicamente quais as empresas e os sectores onde investe em ajudas.

Para 18 de Fevereiro está marcado um “cerco” à Segurança Social, em Aveiro. Como protesto para que não seja utilizada “como vaca leiteira do patronato”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt