TRABALHADORES DA CACIA EM LUTA POR AUMENTOS ANUNCIAM PERÍODOS DE GREVE.

Os trabalhadores da CACIA – Renault anunciam greve por aumento de salário. É a reacção à recusa da Administração da empresa de negociar o Caderno Reivindicativo, “nomeadamente, as matérias de expressão pecuniária uma vez que não tiveram aumento de salário no ano de 2009”.

O plenário realizado esta semana decidiu avançar para a suspensão dos efeitos da bolsa de horas; fazer greve ao trabalho suplementar, em dias de semana, de descanso semanal e feriados e realizar paralisações diárias de 30 minutos, a meio de cada horário de trabalho, com concentração dos trabalhadores em frente do edifício da Administração.

A greve ao trabalho suplementar e de trinta minutos terá inicio no dia dezoito de Fevereiro e deverá prolongar-se até ao final do mesmo mês. Os trabalhadores dizem não aceitar que a Administração “constatando que, mesmo não sendo ainda resultados finais, obteve resultados positivos (lucros) significativos no ano de 2009 – ano que foi considerado de crise”, insista, novamente, em previsões futuras para “continuar a explorar os trabalhadores”.

Manuel Chaves, da Comissão Sindical, diz que o sinal de protesto mantém-se válido enquanto a administração não ceder: “A empresa recusa-se a negociar o aumento dos salários e, por decisão dos trabalhadores em plenário, vamos fazer greve às horas extra, suspender a bolsa de horas que a empresa tinha e efectuar uma paragem de meia hora em cada turno. Os trabalhadores, neste momento, pretendem que a empresa se sente à mesa para negociar as nossas reivindicações, como o aumento de 4% e um aumento geral de 3% nas regalias sociais”.
Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt