UNIVERSIDADES DE AVEIRO E COIMBRA ESTUDAM INFLUÊNCIA DOS ABUSOS ESTUDANTIS NA INFERTILIDADE.

A Universidade de Aveiro e o Centro de Estudos de Fertilidade de Coimbra estão a desenvolver um estudo para qual solicitam a colaboração dos estudantes do sexo masculino, no período em que decorrem as festas académicas (Enterro do Ano – UA / Queima das Fitas – UC).

A infertilidade atinge cerca de 13-18% dos casais e estudos clínicos e epidemiológicos mostram que, em cerca de metade dos casos, esta está associada ao factor masculino. A influência do consumo de álcool e drogas na função reprodutora permanece pouco clara e difícil de estudar de forma cientificamente válida.

Neste estudo sobre a influência dos abusos estudantis nos espermatozóides durante os festejos académicos, o Grupo de Transdução de Sinais do Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro e a Clínica Ferticentro – Centro de Estudos de Fertilidade de Coimbra pretendem avaliar o potencial efeito do álcool e drogas recreativas na espermatogénese, tendo como alvo de estudo uma população de jovens do sexo masculino, alunos da Universidade de Aveiro e da Universidade de Coimbra.

A recolha das amostras será efectuada no decorrer da “Semana do Enterro”, em Aveiro, e da “Queima da Fitas”, em Coimbra.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt