VALE DE CAMBRA: ESTÁTUAS DÃO VISIBILIDADE AO PARQUE DA CIDADE

Só o mau tempo impediu que o Parque da Cidade de Vale de Cambra ficasse já no passado sábado dotado de quatro “habitantes” muito especiais: quatro esculturas, criadas in-locco, nas últimas duas semanas, pelos escultores Ângelo Ribeiro, de Vila Nova de Gaia, João Macedo, de Vila do Conde, Manuel Patinha, de A Corunha, e Moisés Tomé, de Vila do Conde, que personificaram o “I Simpósio Internacional de Escultura em Espaços Urbanos”, subordinado ao tema “Esculturas no Parque”.
A inauguração das esculturas será agendada brevemente e Ângelo Ribeiro vai deixar em Vale de Cambra uma “Bolota”, como homenagem aos sobreiros, nativos do concelho.
A “Roxunxuda”, de João Macedo, vai “destacar a ligação entre o lado artificial das cidades e o lado natural do Parque”, enquanto o “Pássaro”, de Moisés Tomé, “evocará o passado” rural da agora cidade, projectando um futuro onde deverá imperar “a valorização e enriquecimento do património ambiental, material e histórico”.
E, com referências simbólicas à Antiguidade Clássica, apresentar-se-á “Hermes” do galego Manuel Patinha.
As obras de arte foram criadas com recurso a matérias-primas da região, como a madeira, o aço e a pedra. São esculturas de grande porte, perfeitamente distinguíveis em planos mais longínquos, para que funcionem como faróis de atracção.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt