IGREJA DE BELAZAIMA DO CHÃO É MONUMENTO DE INTERESSE PÚBLICO

A Igreja de São Pedro, em Belazaima do Chão, foi classificada “monumento de interesse público” no passado dia 5 de Abril, após publicação da portaria n.º 166/2013, em Diário da República.
Dedicada a São Pedro, a actual igreja de Belazaima do Chão resulta da reconstrução setecentista de um templo anterior, que poderá remontar à época medieval, e do qual ainda restam alguns vestígios. O edifício, de tipologia barroca regional, modesta e simples, alberga interessantes elementos decorativos da segunda metade do século XVIII, entre os quais se destaca talha rococó dourada e policromada, de gosto erudito, bem como imaginária de boa qualidade, presentes nos altares da nave, nas capelas colaterais e na parede do arco triunfal, onde existem igualmente vestígios de pintura.
A classificação da Igreja de São Pedro reflecte os critérios relativos ao “carácter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico e religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua concepção arquitectónica e urbanística”.
A zona especial de proteção (ZEP) tem em consideração o contexto espacial do imóvel, de características urbano-rurais, e a sua fixação visa salvaguardar a integridade da paisagem envolvente, bem como os “pontos de vista” e eixos visuais.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt