SEVER DO VOUGA: CRISE PORTUGUESA RETRATADA EM FOTOGRAFIAS

A exposição “12.12.12” está patente no Centro das Artes e do Espectáculo (CAE) de Sever do Vouga até dia 28 de Setembro e é composta por 36 fotografias de grandes dimensões, que pertencem a 12 fotojornalistas nacionais. Ou seja, cada fotojornalista tem três fotos em exposição e as fotos retratam aspectos da crise em Portugal (continental e ilhas) durante o ano de 2012.
Aberta ao público desde o passado dia 6, todos os dias conta com vários visitantes. “Há quem apareça pelo projecto, há quem venha pela fotografia. Mas também há quem esteja atento aos profissionais da fotografia que participam no 12.12.12. Há também visitantes que se impressionam com algumas questões que este trabalho nos mostra e é interessante verificar que alguns desses visitantes têm também uma história para contar” conta José Manuel Silva.
Levar a exposição a Sever de Vouga passa pelo próprio significado do projecto, pois as 36 fotografias pretendem, pelo olhar de 12 fotógrafos, “documentar, testemunhar, denunciar e mostrar as ‘novas e antigas’ crises”. Não só o resultado das dificuldades vividas em 2012, mas também de outros processos mais longos, da evolução da sociedade.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt