MURTOSA: MUNICÍPIO CELEBRA ANIVERSÁRIO DA CRIAÇÃO DO CONCELHO DA MURTOSA.

Celebra-se hoje o aniversário da criação do concelho da Murtosa. São 87 anos sobre a data da criação do Concelho da Murtosa, através do decreto, assinado pelo então Ministro do Interior Interino, Almirante Jaime Afreixo, que emancipou o território Murtoseiro do Concelho de Estarreja, em 1926.

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal da Murtosa preparou um programa comemorativo em torno da cultura e da memória coletiva Murtoseira.

O programa começou no sábado com a apresentação da reedição da obra “Chão Português”, da autoria de Pinho Neno e no domingo com a apresentação do livro e do documentário, em vídeo, que registam, para memória futura, as recriações do Chinchorro, com lanços para a borda, e da Xávega, com juntas de bois marinhões, levadas a cabo, respetivamente, em junho e setembro, pelos Ranchos Folclóricos “Os Camponeses da Beira-Ria”, as “Andorinhas de S. Silvestre”, Confraria Gastronómica “O Moliceiro”, “Associação Desportiva e Recreativa das Quintas” e o Núcleo da “Fraternidade de Nuno Álvares”, com a participação da comunidade piscatória da Torreira.

Hoje há hastear das bandeiras, às 9h, junto aos Paços do Município, seguida de uma romagem à Praça Jaime Afreixo, onde será depositada uma coroa de flores junto ao monumento que evoca a criação do Concelho da Murtosa.

Às 10 da manhã realizar-se-á uma missa de ação de graças, na capela da Santa Casa da Misericórdia da Murtosa, seguindo-se um momento simbólico de partilha com os idosos do lar, homenageando os homens e as mulheres, cujas histórias de vida constituem, no fundo, a história do Concelho da Murtosa.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt