AVEIRENSES CRIARAM OS PRIMEIROS
PAINÉIS DE AZULEJOS PARA
AS ESTAÇÕES DE COMBOIOS

A dupla de pintores ceramistas aveirenses Licínio Pinto e Francisco Pereira foram os autores dos painéis artísticos, em azulejos, colocados no edifício da estação da Granja, de Aveiro e de Ovar, painéis executados na Fábrica da Fonte Nova, em Aveiro, nos anos de 1914, 1915 e 1915/9, respectivamente, com os quais deram início à decoração azulejar de alguns dos edifícios principais de estações dos comboios.
A ideia de decorar os edifícios das estações remonta pelo menos a 1905, ano em que foram encomendados ao pintor ceramista Jorge Colaço os famosos painéis que revestem o hall da estação de S. Bento, na cidade do Porto, painéis que, no entan­to, só foram executados no ano de 1922, na Fábrica de Sacavém.
No ano de 1924, Carlos Aleluia, pintor cerâmico da Fábrica Aleluia, de Aveiro, criou os painéis da estação das Caldas da Rainha. Em 1927, J. Oliveira, também pintor cerâmico desta fábrica aveirense, criou os painéis para a estação de Santarém e, em 1929 e em 1930, os painéis para as estações de Valado (Nazaré) e de Outeiro (perto da Lourinhã), respectivamente. Este artista foi também autor dos painéis das estações do Pinhão e da Aguda, executados em 1937 e em 1941, respectivamente.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt