Frossos regressa ao passado para comemorar 500 anos do foral. Durante três dias (21 a 23 de março), a vila de Frossos comemora os 500 anos do seu foral, concedido pelo rei D. Manuel I no ano de 1514. Promovido pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e pela Junta de Freguesia de S. João de Loure e Frossos, em parceria com a albergAR-TE – associação cultural, este regresso ao passado vai intercalar momentos mais solenes com outros populares.
Esta sexta-feira, às 21h, dá-se o arranque às comemorações com a comunicação “A Ordem de Malta Hoje”, proferida por um representante da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta, seguida da apresentação do livro Frossos – A Comenda e o Foral Manuelino, das historiadoras Maria Alegria Marques e Paula Pinto Costa.
Sábado é dia para a abertura oficial da Feira Quinhentista decorre às 15h00 e contará com a participação de gaiteiros e tambores, robertos tradicionais, bem como de personagens típicas da época – um contador de histórias, malabaristas e até uma bailarina oriental.
Destaque, ainda, para a chegada da Comitiva do Foral, uma demonstração de danças palacianas, executadas pela população, e dois concertos: um com a Banda Velha União Sanjoanense e o outro com o Duo Cardo-Roxo, que apresentará tradicionais músicas medievais e renascentistas.
Ao anoitecer, o Largo do Pelourinho recebe o Carro dos Loucos, uma trupe de saltimbancos que promete despertar muitas gargalhadas nos presentes. Pelas 21h30, a sede do Grupo de Teatro “A Bateira” vai ser palco do espetáculo Nhaque ou sobre Piolhos e Atores, da Companhia do Jogo e, a encerrar as festividades do dia, vai haver uma performance de fogo e música.
No domingo, a Feira Quinhentista abre às 10h00, havendo, pelas 11h00, uma Missa Dominical presidida pelo Monsenhor João Gaspar na Igreja de Frossos. À tarde, pelas 15h00, decorre um dos momentos altos das comemorações, o Cortejo, que irá envolver todos os participantes num grande desfile pelas ruas da localidade. Pelas 16h00, a comunidade é convidada a participar num baile com danças populares medievais e apreciar um concerto pelo grupo de música TRABUCOS. O programa das festividades encerra com um concerto da Banda Recreativa União Pinheirense às 18h00. Diário de Aveiro |