ANADIA: LITÉRIO MARQUES NEGA QUE FOSSE "HOMEM POLUIDOR".

Litério Marques diz que se fosse "um homem poluidor" não teria sido eleito tantas vezes. O ex-presidente da Câmara de Anadia, eleito pelo PSD, e atual vereador da maioria, eleito por um movimento de independentes, respondia na primeira sessão do julgamento em que é acusado de um crime de poluição.

Em causa, estão intervenções alegadamente realizadas pela Câmara de Anadia, em 2005, em 21 hectares de terrenos situados no Vale do Salgueiro, na freguesia de Arcos, que à data se encontravam inseridos na Reserva Ecológica Nacional (REN).

"Não me sinto culpado. Sinto que cumpri a minha missão. Sou autarca ainda antes do 25 de Abril. Se fosse um homem poluidor, este povo não me teria selecionado tantas vezes", afirmou o autarca citado pela Lusa.

Questionado pela juíza, o arguido começou por contar que a Câmara comprou vários terrenos para construir uma zona industrial no pressuposto de que aquela área seria desanexada da REN, como consta na proposta de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), o que nunca chegou a acontecer.

"Reconheço que avancei demasiado. As coisas arrastaram-se e ainda hoje não temos a revisão do PDM aprovada", referiu o arguido.

Quanto aos resíduos encontrados no local, Litério Marques negou que a autarquia tenha despejado qualquer entulho, admitindo, contudo, que privados o tenham feito.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt