ESTARREJA: “NÃO FAZ SENTIDO QUE NÃO SE APROVEITEM ESTES MECANISMOS” - DIAMANTINO SABINA SOBRE ORÇAMENTO JOVEM.

O Município de Estarreja lança o Orçamento Participativo Jovem numa iniciativa dirigida a jovens estarrejenses dos 12 aos 30 anos, como porta aberta para a participação na definição das políticas públicas do concelho. Liderado pelo Conselho Municipal de Juventude de Estarreja, o Orçamento Jovem Participativo chama os mais jovens a identificarem, debaterem e atribuírem prioridades a projetos de superior interesse para o concelho.

Com 15 mil euros disponíveis, as propostas podem ser formalizadas em setembro. As propostas devem ter a população jovem como público-alvo e não podem exceder os 5 mil euros, para projetos de âmbito escolar, e os 10 mil euros, no caso de sugestões de âmbito municipal.

Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja, considera que se trata de uma oportunidade para os mais jovens. “Há aqui a possibilidade de participarem na gestão municipal propondo os mais diversos projetos que gostariam de ver materializados. Reservamos um valor de 15 mil euros dividido entre os projetos escolares e municipais. Há regras que diferem do orçamento participativo mas é um bom mote para ver uma sua vontade materializada no orçamento de 2015. Dentro do que serão as opções escolhidas irão escolher os projetos a serem materializados no exercício. Considero isto como muito interessante. Não faz sentido que não se aproveitem estes mecanismos”.

Estarreja é um dos 14 municípios portugueses a promover um Orçamento Participativo Jovem. A análise das propostas decorre de 1 a 9 de outubro e a Assembleia Municipal Jovem vota as propostas a 10 de outubro. O processo de seleção termina com a apresentação pública dos resultados até 31 de outubro.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt