MURTOSA: “PARA UNS É RECORDAR E PARA OUTROS DAR A CONHECER” - DANIEL BASTOS SOBRE DESFILE ETNOGRÁFICO DA TERRA MARINHOA.

O “Desfile Etnográfico da Terra Marinhoa”, agendado para o próximo domingo (10), na freguesia do Bunheiro, no concelho da Murtosa, promete recriar cerca de quatro dezenas de quadros das vivências do povo da beira-ria. Participam mais de 150 figurantes para mostrar marcar culturais da Murtosa.

Trata-se de uma iniciativa assume, segundo a organização, “com grande rigor histórico”, tanto no trajar dos intervenientes como nos objetos que compõem as várias cenas.

Daniel Bastos, vereador na Câmara da Murtosa, salienta a importância de relembrar marcas culturais do passado. “Todos estes eventos trazem à rua tradições e costumes das gentes marinhoas. São traços comuns à região. Não são exclusivos da Murtosa. De alguma forma mostra aos mais velhos vivências de infância e aos mais novos novidades porque são coisas nunca vistas. Para uns é recordar e para outros dar a conhecer”.

A Festa na Murtosa permite envolver diferentes grupos e populares. “A base deste trabalho está assente em dois grupos folclóricos da terra (Rancho Folclórico Os Camponeses da Beira Ria e Andorinhas de São Silvestre). Depois estes ranchos convidaram muitas pessoas da população para dar corpo a esta grande manifestação cultural. Da Torreira haverá episódios mais ligados à pesca”.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt