TORREIRA: PESCADORES E COMERCIANTES DE BERBIGÃO REVOLTADOS COM PROIBIÇÃO DE APANHA E COMERCIALIZAÇÃO.

Cerca de duas dezenas de pescadores e comerciantes de bivalves, manifestaram-se hoje, ao final da manhã, no Porto de Abrigo da Torreira.

Levantaram a voz contra a recente decisão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que proibiu a venda de berbigão capturado na Ria de Aveiro.

Cerca de 13 toneladas de berbigão serão deitadas fora por estar "contaminado com bactérias". Os bivalves foram apanhados ontem de manhã mas a proibição só chegou ao fim do dia, (18h00).

Segundo os pescadores "a ameijoa e o berbigão são apanhados nos mesmos locais", não compreendendo porque razão só o berbigão está proibido. "Está tudo misturado, alguma coisa está mal na decisão da proibição. Recebemos uma mensagem depois de termos o 'material' dentro dos camiões e já facturado na Lota. Estão a brincar com a dignidade de centenas de famílias. É incompreensível. Só sobrevivemos da Ria, porque nos estão a dificultar a vida?", questionaram.

Os comerciantes dizem-se indignados. "Estamos revoltados e não vamos pagar nada aos pescadores. Vamos devolver as cargas à Ria e não pagaremos nada aos coitados dos pescadores", lamentaram.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt