"ÁFRICA ABENÇOADA" EM ESTREIA NO CINETEATRO DE ESTARREJA.

O filme “África Abençoada” está em estreia mundial esta quinta no Cine-Teatro de Estarreja. É a primeira exibição de um novo documentário coproduzido por Portugal e Guiné-Bissau. “África Abençoada” realizada por Aminata Embaló, foi produzido pelo Cine-Clube de Avanca, Filmógrafo (Portugal) e Água Triangular (Guiné-Bissau), depois de uma rodagem que atravessou a Guiné-Bissau, o Senegal, a Gâmbia e chegou à Mauritânia.

A estreia de “África Abençoada”, com início marcado para as 21h30 de quinta-feira, no Cine-Teatro de Estarreja, tem duração de uma hora, numa sessão que conta ainda com a exibição de “Só” (curta-metragem de animação assinada por Nuno Fragata.

Realizado por Aminata Embaló, numa autoria conjunta com Monica Musoni, este filme reuniu uma equipa conjunta de portugueses e guineenses. António Bento, Mamadú Sello, Nené e António Valente percorreram todo o percurso do filme, onde a produção executiva esteve a cargo de Aliu Nhamajo, Carlos Lobo, Catarina Almeida, Joaquim Baldé, João Serras Pereira e Júlia Rocha.

Com montagem de Carlos Silva, som e música de Fernando Augusto Rocha, a equipa técnica foi ainda completada por Álvaro Marques, António Fonseca, António Osório, Cláudia Ferreira, Eunice Castro, Hamilton Trindade, Rita Capucho e Sérgio Reis. Paulo Rebocho e António Costa Valente produziram, com o apoio da RTP, da SEC/ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Governo da Guiné-Bissau e das Embaixadas de ambos os países.

A primeira exibição de “África Abençoada” insere-se no ciclo Quintas de Cinema, promovido pelo Município de Estarreja e pelo Cine-Clube de Avanca. Com lugar no Cine-Teatro de Estarreja, este ciclo garante sessão dupla de filmes, com uma curta-metragem seguida de uma longa-metragem, e assume-se como plataforma de divulgação do cinema lusófono e europeu.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt