ANTIGA ALUNA DA UA
GANHA PRÉMIO DA NASA

Diário de Aveiro - Proceda a uma descrição deste seu trabalho.
Ana Júlia Cavaleiro - Este trabalho pretende encontrar soluções para graves problemas ambientais provocados por derrames de petróleo. Foca-se no uso de micro-organismos anaeróbios para tratar locais contaminados com hidrocarbonetos em grande profundidade e na ausência de oxigénio.
Na Europa e nos Estados Unidos, existem mais de 250 mil locais contaminados com hidrocarbonetos de petróleo em profundidade, essencialmente devido a rupturas em depósitos de combustível enterrados e nas respectivas condutas de transporte. Estes acidentes têm um impacto significativo no ambiente e são responsáveis pela deterioração da qualidade de dois dos nossos mais valiosos recursos naturais: o solo e as águas subterrâneas.
Neste trabalho, procurámos identificar quais são os micro-organismos capazes de degradar os hidrocarbonetos do petróleo em profundidade, convertendo-os em substâncias inó­­cuas, e perceber de que for­ma podemos estimular a actividade desses micro-organismos, para que possamos desenhar novas estratégias de ba­se biotecnológica para biorremediação dos locais contaminados.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt