PROJECTO “BAGA BAIRRADA” PROMETE
INCREMENTAR VENDAS DE ESPUMANTE

A iniciativa é liderada pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e aberta a todos os produtores da região. Estabelece um padrão colectivo para um espumante feito a partir da casta bandeira da região, a Baga. “Uma nova categoria para um produto distinto, com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo”, diz Pedro Soares, líder da CVB.
A CVB pretende, assim, sinalizar, demarcar e autenticar a casta Baga como variedade típica (e predominante) da Bairrada, valorizando a casta, a região vitivinícola, e gerando notoriedade para o grande factor diferenciador: “a Bairrada como região com massa crítica suficiente para fazer espumantes brancos de uma casta tinta”, sublinha o dirigente.
Embora a regulamentação desta nova categoria contemple brancos, rosados e tintos, a CVB tem como objectivo principal “assegurar um denominador comum e estilo que faça crescer os espumantes “Blanc de Noirs Baga Bairrada”, em particular nos mercados de exportação, onde o espumante português ainda tem dificuldades em afirmar as suas especificidades”, sublinha Pedro Soares.
“A importância da casta Baga na valorização e diferenciação dos espumantes Bairrada é, hoje, uma realidade indiscutível. Durante anos, vários foram os produtores que encontraram nela o complemento perfeito para os seus lotes de vinho base espumante. No entanto, “nos últimos 8 a 10 anos os espumantes varietais de Baga têm ganho adeptos na produção, mas também junto da crítica especializada e do consumidor, que lhe atribuem uma conotação extremamente positiva”, acrescenta.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt