ROTA DA LUZ RECUA NA OPOSIÇÃO A PROJECTO DA VISTA ALEGRE

Aveiro Rota da Luz recua na oposição a projecto da Vista Alegre O presidente da Região de Turismo Rota da Luz, Encarnação Dias, retirou ontem as suas desconfianças sobre um projecto turístico da cerâmica Vista Alegre e de nove outras empresas de Aveiro e comprometeu-se a apoiar a iniciativa. «Depois de clarificar que o projecto não envolve candidaturas a fundos comunitários, estamos colaborantes, uma vez que se trata de algo que vem aumentar a oferta turística da região«, disse. A hipótese de a Vista Alegre e associados recorrerem a fundos comunitários, em prejuízo de candidaturas da Rota da Luz e da Área Promocional das Beiras, fora invocada quarta-feira por Encarnação Dias para condenar o projecto apresentado ao fim da tarde de hoje em Sangalhos, Anadia. Contudo, Joaquim Ramos Pinto, da Culturália, uma das empresas envolvidas no projecto, esclarecera já que o projecto era pago exclusivamente com fundos das empresas. Designado «Amar a Serra à Beira Mar«, o projecto consistirá em oferecer aos mercados nacional e internacional o produto turístico «Aveiro« em três rotas temáticas. «Em alternativa a pacotes genéricos, menos interessantes, propomo-nos oferecer três tipos de rotas na região: a da cerâmica, a de caves e adegas e a de natureza e aventura«, disse à Agência Lusa Liliana Cachim, da Vista Alegre. Além das faianças Vista Alegre, o visitante que optar pela Rota da Cerâmica, poderá conhecer também construções do estilo Arte Nova, típicas do início do século XX e que proliferam no distrito de Aveiro. Por seu turno, a Rota das Caves e Adegas proporcionará estadas em quintas e visitas aos principais centros produtores de vinho espumante da Bairrada. Para a Rota de Natureza e Aventura, serão aproveitadas as potencialidades de toda a zona serrana do distrito, de Arouca a Sever de Vouga. «Queremos que visitar a região de Aveiro seja mais do que tirar umas fotos dos moliceiros (barcos típicos da ria) e ir embora«, defendeu Liliana Cachim. O projecto será promovido, numa primeira fase no mercado nacional, sendo levado depois a consumidores externos habituais do produto turístico «Aveiro«, nomeadamente espanhóis e franceses. Lusa (6 Set / 9:13)
Diário de Aveiro


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