"NÃO TEMOS A MENOR DÚVIDA DE QUE ESTE É O MAIOR FESTIVAL DO BACALHAU DO PAÍS" - FERNANDO CAÇOILO.

O maior festival do bacalhau é mais do que uma expressão. O presidente da Câmara assinalou na abertura do festival, esta quarta ao final da tarde, que a tradição ilhavense e a memória dos que trabalharam na pesca amplifica o evento para uma dimensão nacional e internacional. Fernando Caçoilo salientou o envolvimento dos industriais e das associações como uma aposta num trabalho conjunto que representa um ganho de escala (com áudio).

O Festival do Bacalhau investe 230 mil euros na edição de 2015 e reafirma a aposta no mercado Ibérico. O bacalhau, o pão e o folar de Vale de Ílhavo, o azeite, o sal e o vinho da Bairrada são os principais ingredientes de uma viagem de sabores, que dura cinco dias no jardim Oudinot na Gafanha da Nazaré.

A Confraria Gastronómica do Bacalhau deixou um sinal de reconhecimento pelo esforço da máquina municipal que agiliza a organização do evento. João Madalena fala em esforço meritório.

“Há uma realidade que ninguém pode desmentir: o festival tem vindo a evoluir de ano para ano. A Câmara tem feito um trabalho exemplar a gerir, apoiar e organizar. Isto nunca é demais referir. A ligação das associações com os industriais do bacalhau é uma ideia de aplaudir. Além de concertos e refeições o Festival tem outras aptidões. Apesar da contenção tem centenas de atividade privilegiando as famílias. É o verdadeiro compromisso”.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt