POPULAÇÃO DA PALHAÇA REVIVE 200 ANOS DE HISTÓRIA

São sete dias de animação na vila da Palhaça, Oliveira do Bairro, para assinalar os 200 anos da existência da paróquia.

A iniciativa é do Conselho Económico da Fábrica da Igreja Paroquial que pretende promover um evento de cariz histórico-cultural, com algumas actividades e recriação de quadros históricos sobre a vida da freguesia.

Segundo o pároco, José Augusto Pinho, os sete dias de animação envolvem todas as associações, movimentos e grupos da paróquia que vão dar forma a uma recriação histórica integrada na comemoração dos 200 anos da paróquia.

O pároco recorda que “a paróquia celebra 200 anos de existência e embora não existam dados escritos que permitam saber a data precisa da sua criação, existem referências relativas ao mês – Agosto de 1804, respectivamente através dos dados fornecidos pelos assentos de baptismos da freguesia de Soza, no vizinho concelho de Vagos, da qual se tornou independente”.

Assim, na passada segunda-feira iniciou-se a reconstituição da aldeia medieval e da sua capela de S. Pedro, padroeiro do lugar, forno comum e cerca para os animais.

Nos dias seguintes a aldeia estará em festa, reproduzindo a vivência do quotidiano da aldeia desde as artes e ofícios, à agricultura, divertimentos, até à própria vida da comunidade franciscana junto à capela.

O ponto alto acontecerá no dia 18, domingo, com a encenação da chegada de D.Maria II e da família real à Palhaça, assim como a realização neste dia de uma Ceia Medieval.

No sábado decorrerá a feira da Palhaça, projectada no século 18, onde será efectuada a venda de produtos hortícolas, chancas, tamancos, louça de barro, esteiras e muitos outros produtos artesanais.

Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt