JORNAIS DEVEM APOSTAR MAIS EM VERSÕES ON-LINE

Os jornais devem encarar a Internet como aliada em vez de a verem como concorrente e apostar em versões on- line, disse hoje o representante da associação europeia de publicações on-line na conferência mundial de editores, em Lisboa.

"A nova geração, dos 15 aos 25 anos, tem dificuldade em ler jornais e, cada vez mais, conta com a Internet para obter notícias", afirmou Didier Brun, recordando que, durante anos, os jornais tentaram atrair os jovens mas "a Internet é a melhor forma de chegar até eles".

De acordo com Didier Brun, a Net oferece aos jornais a possibilidade de disponibilizar mais serviços e conteúdos, mas também de estabelecer uma relação mais forte com os leitores.

"Quem somos nós para decidir como é que os leitores acedem à informação?", questionou, salientando que "o número de leitores on- line está a crescer muito mais rapidamente do que os da versão escrita".

"Temos que tornar-nos agnósticos em relação à plataforma em que disponibilizamos a informação", afirmou.

Didier Brun acrescentou ainda que fazer publicidade às versões on-line é mais fácil e barato, através do envio de e-mails, da optimização dos motores de busca, e da colocação de +banners+ ou +links+ em outros +sites+.

"Os jornais têm agora possibilidades muito maiores de sobreviver no futuro", concluiu.

A conferência mundial de editores e +marketeers+, organizada pela Associação Mundial de Jornais (WAN), termina hoje, tendo trazido a Lisboa cerca de 450 representantes de 70 países.

A WAN é uma organização global que representa actualmente cerca de 18 mil jornais, e que inclui 72 associações nacionais além de directores de jornais de mais de 100 países, 13 agências noticiosas e nove grupos de comunicação social.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt