JOZEF CHOVANEC SUCEDE A MANUEL CAJUDA

Jozef Chovanec, antigo internacional checoslovaco e seleccionador da República Checa, é o novo treinador do Beira-Mar, sucedendo a Manuel Cajuda, que se demitiu quarta-feira, anunciou o presidente do clube da Superliga portuguesa de futebol, Mano Nunes.

Chovanec, que assinou contrato até ao final da época, teve papel importante ao serviço da República Checa, que sob o seu comando se apurou para o Euro2000 sem perder um único ponto na fase de qualificação, depois de ter assumido o lugar de Dusan Uhrin após os checos falharem a qualificação para o Mundial de França98.

Como jogador, iniciou a sua carreira nos amadores do Gumarne Puchov, transferindo-se mais tarde para o Sparta de Praga, onde jogou durante largos anos e chegou a capitão de equipa. Mais tarde ainda viria a jogar pelo RH Cheb e pelos holandeses do PSV Einhoven.

O novo treinador da equipa aveirense foi internacional checoslovaco por 52 vezes (com quatro golos) e "capitão" da selecção no Mundial de 1990, em Itália, onde a formação europeia chegou aos quartos-de-final.

No Beira-Mar, que esta época já foi orientado pelo britânico Mick Wadsworth e depois por Manuel Cajuda, Chovanec terá como adjunto o antigo internacional búlgaro Stoycho Mladenov, ex-jogador do Belenenses, Vitória de Setúbal, Estoril-Praia e Olhanense.

Como técnico, Mladenov iniciou a carreira no Olhanense, então como treinador-jogador (em 1993/94), seguindo-se duas experiências no CSKA Sofia - em cuja segunda passagem foi campeão nacional do seu país (2002/03) -, no Belenenses, na selecção búlgara (sub-21 e AA) e mais recentemente no Litex Lovech, da Bulgária.

Mano Nunes adiantou que a contratação de Chovanec e Mladenov, que vão ser apresentados à equipa na manhã de segunda-feira, foi aconselhada pela Stellar Group, a empresa britânica que esta época fez uma parceria com o Beira-Mar com vista à formação do plantel do clube.

O presidente do clube anunciou ainda que o eslovaco Marian Zeman, os argentinos Pablo Rodriguez e Maurício Levato e o uruguaio Tanque Silva ausentaram-se segunda-feira sem autorização da Direcção, tendo Mano Nunes garantido que os dois primeiros futebolistas serão despedidos com justa causa.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt